Quais os melhores livros para aprender inglês

Aprender inglês sozinho não é impossível, mas também não é uma tarefa fácil. Com vontade e esforço, tudo é possível. É preciso ter em mente três pilares importantes para os resultados esperados: dedicação, disciplina e empenho. Os melhores alunos são os que conseguem estudar sozinhos, são assíduos nas aulas, não desistem no meio do processo de aprendizagem e conseguem montar uma planilha de estudo para adquirir fluência no inglês em um ano. Eles estudam todos os dias, nem que seja por 20 minutos, e são autodidatas. Mas quais são os melhores livros para aprender inglês?

Nos dias atuais, mesmo com uma infinidade de material gratuito na internet, os livros para aprender de inglês ainda são um ótimo investimento a longo prazo. Ao investir em um livro físico, ele permanecerá com você a vida toda e você não precisará imprimir o material. Veja os melhores livros para aprender inglês sozinho.

1) English for everyone (Inglês para Todos - Vocabulário)

Esse livro de inglês é o mais indicado para o desenvolvimento do repertório vocabular. Ele tem unidades focadas no campo léxico, ou seja, em um conjunto de palavras unidas pelo mesmo sentido. Além de palavras, traz expressões idiomáticas de áreas como: países e nacionalidades, rotinas diárias, comida e bebida, trabalho, transportes, turismo, meio ambiente, artes, saúde, ciências e tecnologia. Além disso, mostra as construções mais adequadas para descrever fatos, compartilhar informações, candidatar-se a um emprego e emitir opiniões. 

O livro ainda traz a opção para o estudante escrever suas próprias traduções, o que faz criar referências personalizadas e que ajudam na memorização. Há ainda as expressões idiomáticas inglesas, que são acompanhadas de definições também em inglês, para praticar a interpretação. Na parte final, o livro tem um glossário a com todas as palavras em português, além de frases mencionadas na obra. O aluno tem ainda disponível vários exercícios, ilustrações e áudios de apoio, disponíveis no CD-Rom e no site com material complementar, também facilitam aprimorar o idioma. É uma excelente compra que vai auxiliar e facilitar a conversação.

2) Inglês em 50 aulas: o guia definitivo para você aprender inglês

Se a sua intenção é aprender inglês sozinho, porém, não tem muito tempo disponível e dinheiro para investir em um curso convencional neste momento, o livro é uma excelente oportunidade para adquirir proficiência no idioma de forma independente. O livro “Inglês em 50 aulas: o guia definitivo para você aprender inglês” tem como objetivo ajudar mesmo que o aluno tenha pouco ou nenhum conhecimento da língua, auxiliar a entender as letras de música, a assistir filmes e séries sem legenda, além de ler livros e artigos e escrever textos em inglês.

A dedicação é necessária ao utilizar este livro para aprender inglês. O aluno terá que disponibilizar cerca de três horas semanais em um programa que pode durar aproximadamente um ano (ou até menos) de estudo. Tudo depende de como cada estudante vai planejar a aprendizagem ao longo do período. A obra ainda contém exercícios, áudios e vídeos online, especialmente preparados para cada aula. 

3) Master English Collocations & Phrasal verbs 

Para quem está com problemas de compreensão da gramática, lembrar de palavras e frases, além de saber inserir de forma correta os verbos frasais em inglês, o "Master English Collocations & Phrasal verbs: The Ultimate Phrasal Verbs and Collocations Book for Learning English" é o livro ideal. O guia completo ainda ajuda quem quer falar inglês com fluência e confiança. Collocations é um conjunto de palavras que frequentemente aparecem juntas. Já o Phrasal verbs (o terror dos alunos no módulo avançado) são aqueles verbos casados com preposições, fornecendo um significado totalmente diferente, por vezes, do verbo original sozinho. 

O livro ajudará o aluno a estudar, praticar e memorizar as colocações em um contexto, o que vai dar mais confiança durante o aprendizado. Com dedicação e esforço, não é tão difícil aprender inglês sozinho. Com este guia, que tem um conteúdo menos pesado e só baseado em teoria, o aprendizado vai ficar mais eficiente com menos esforço próprio, o que significa mais tempo livre para revisar outros conceitos. 

4) 600 phrasal verbs - Como falar inglês como um americano

Sabe aquelas frases e verbos mais usados no cotidiano de americanos e que são fundamentais para ajudar na hora de aprender o inglês? O livro "600 phrasal verbs - Como falar inglês como um americano" é uma excelente aquisição para quem iniciou os estudos e até já está em um nível mais avançado. A obra é um guia completo com explicações claras e exemplos de uso de substantivos e adjetivos, que são formados a partir de phrasal verbs como "go on" (continuar), "give up" (desistir), "look for" (procurar), "put down" (menosprezar), "take back" (retirar o que disse), entre outros.

Na língua inglesa, o uso dos phrasal verbs (verbos frasais) é bastante comum em conversas formais e informais. Neste livro, há uma seção de como expressar 130 ideias essenciais em inglês com phrasal verbs, além de exercícios práticos com respostas, que ajudam a consolidar o aprendizado e a reforçar a compreensão de maneira dinâmica e interativa.

5) Perfect English Grammar: The Indispensable Guide to Excellent Writing and Speaking

Quer aprender a falar exatamente o que você quer dizer tanto na escrita quanto na conversação? Este é um guia curto, mas extremamente completo para ajudar a aprender inglês: “Perfect English Grammar”. O livro traz tudo que é indispensável para estudar o idioma, os princípios e as práticas de composição de frases. A obra é usada tanto em sala de aula quanto para quem está aprendendo a língua sozinho, justamente porque serve para aperfeiçoar o inglês. 

Da conjugação de verbos ao domínio da pontuação e ao aperfeiçoamento das suas habilidades de fala, o livro torna mais fácil do que nunca melhorar o seu domínio da gramática. Aprendizes de idiomas de todos os níveis podem recorrer a este guia de gramática fácil de navegar repetidas vezes para obter informações rápidas e confiáveis ​​para melhorar a comunicação diária. Ele ainda traz vários exemplos cativantes que ajudam a lembrar das regras gramaticais básicas.

6) Como Dizer Tudo em Inglês: Livro de Atividades

Quer treinar sua conversação e melhorar cada vez mais a fluência no inglês? Um dos  melhores livros para aprender inglês é "Como Dizer Tudo em Inglês - Livro de Atividades". A obra auxilia na prática do novo vocabulário com os termos e expressões apresentados no primeiro livro. Acompanhando capítulo por capítulo o conteúdo do Como Dizer Tudo em Inglês, o livro oferece exercícios e atividades para treinar expressões e palavras. As atividades são diversificadas, podendo ser feitas tanto em sala de aula quanto individualmente. Um livro de atividades acompanha o livro original oferecendo exercícios e atividades para complementar o ensino das palavras e expressões no original. 

7) Pronúncia do Inglês Para Falantes Do Português Brasileiro

Um dos maiores desafios para quem aprende um  novo idioma é dominar a pronúncia correta das palavras. Para se ter fluência em uma nova língua, como o inglês, é necessário ouvir, compreender e reproduzir sons que não fazem parte da nossa língua materna. Nada melhor do que um livro de inglês destinado aos brasileiros, que apresente de forma clara e didática,  como funciona o sistema de sons do inglês britânico e americano. “Pronúncia do inglês para falantes do português brasileiro” é um ótimo livro para aprender inglês que pode ajudar nessa caminhada. 

A obra tem como objetivo alcançar estudantes de qualquer nível, do básico ao avançado, dando ênfase em como funciona a pronúncia da língua inglesa de forma relevante. A obra tem vários exercícios, com respostas, para que o estudante consiga praticar a sua pronúncia e se aperfeiçoar, por fim, na comunicação com falantes do inglês.

8) Aprenda Inglês com Contos Incríveis para Iniciantes e Intermediários

Ouvir músicas, áudios e podcasts são ótimas formas para melhorar a habilidade de leitura, pronúncia e compreensão auditiva. Um livro de inglês para  aperfeiçoar a aprendizagem é o “Aprenda inglês com contos incríveis para iniciantes e intermediários”. São sete contos divertidos e envolventes, que tornam o método de ler e ouvir histórias em inglês muito eficaz e agradável de se aprender o idioma. Os contos em forma de áudio ainda ajudam os estudantes em temas do cotidiano, como trabalho, casa, família, tarefas e lazer, entre outros. 

Ao fim de cada história, é possível ainda praticar a sua escrita, já que há um exercício para resumir com suas próprias palavras a história que foi contada. Escutar melhor é a chave para a pronúncia correta das palavras e expressões do idioma. A grande vantagem de comprar um audiobook é que você pode realizar outras atividades enquanto ouve, como cozinhar, dirigir, fazer exercícios, ir à praia ou lavar a louça. O material ajuda a ampliar o vocabulário, a aguçar o ouvido e a compreender as palavras e seus significados e a melhorar a pronúncia do novo vocabulário. 

9) Inglês Mapamentalizado - 1ª ED - 2020

Um livro inovador e que promete um aprendizado mais eficaz, que permite uma fluência de 85% da língua inglesa só conhecendo as 1.000 palavras mais usadas nos textos e conversas rotineiras. Você acredita que isso é possível? Lançado em 2020, o “Inglês Mapamentalizado” promete tudo isso em pouco tempo. O guia apresenta ao estudante as  1.000 palavras mais usadas no inglês americano e afirma que, em poucos dias de leitura, você já terá a fluência de 85% do idioma. A única exigência é ler ao menos três vezes cada uma das palavras dos mapas mentais deste livro e, na segunda e na terceira leituras, usar o aplicativo de tradução do Google para ouvir a pronúncia dela também. 

Um diferencial é que o livro está escrito em forma de mapas mentais, o que tornará o seu aprendizado muito mais eficaz. Sempre que nosso cérebro recebe informações, ele as classifica ao extremo e as armazena em uma série de "caixinhas". Este guia já disponibiliza  todas as informações exatamente da forma como a sua mente e o seu cérebro funcionam. Ou seja, o planejamento de estudo para aprender inglês sozinho ficaria mais rápido, além de que todas as informações estudadas ficariam organizadas no cérebro.

10) Leia livros de ficção ou não

Uma das formas divertidas e fáceis de ajudar a se tornar fluente na língua inglesa é ler livros, sejam de ficção ou não, para dominar a leitura no idioma. 

Por isso, é importante começar a praticar desde o início do aprendizado, porque auxilia na hora de aprender e conhecer vocabulário, além de ter contato com diferentes diálogos em inglês. 

Um bom livro para ajudar é o “The Fault in Our Stars” (A culpa é das estrelas), de John Green. A obra conta a história de amor de Hazel Grace e Augustus Waters, dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio para pacientes com câncer. Os diálogos do livro são simples, fáceis de entender e cheios de emoção. 

Uma obra clássica literária é sempre uma boa opção para quem está aprendendo um idioma. Um dos melhores livros para aprender inglês é, sem dúvida, "The Little Prince" (O Pequeno Príncipe), de Antoine de Saint-Exupéry. 

A linguagem é infantil, mas de forma madura, e pode auxiliar quem está chegando ao nível intermediário no inglês. Se você já conhece a história do principezinho que vive em outro planeta e dialoga com o narrador, isso facilita compreender a contextualização das frases e a interpretação de palavras.

Quem não conhece a história de Alice’s Adventures in Wonderland (Alice no País das Maravilhas), de Lewis Carroll? Pois é! Esta é uma ótima obra para quem quer aprimorar o vocabulário do inglês já em nível básico e estimular o cérebro a ler no idioma. Outra dica interessante e desafiadora é a conhecida saga do bruxinho Harry Potter, escrita por J. K. Rowling. Os livros (são sete ao todo) trazem diálogos mais complexos e sérios, o que pode auxiliar quem está entre os níveis intermediário e avançado. 

Se você já é fã do mago, não deixe de aproveitar esta ótima maneira para exercitar a leitura e aprimorar seu aprendizado no idioma, indo do primeiro ao sétimo livro de maneira gradual. aqui seu texto para detectar possíveis erros ortográficos